Fenologia
Fenologia é o ramo da Ecologia que estuda os fenômenos periódicos dos seres vivos e suas relações com as condições do ambiente, tais como temperatura, luz e umidade. A migração das aves e a floração e frutificação de plantas são exemplos de fenômenos cíclicos estudados pela fenologia.
O conhecimento da fenologia de uma espécie é básico para se programar atividades como podas, colheitas de sementes, estudos de polinização e planejamento paisagístico.
Este trabalho teve como objetivo observar e descrever o comportamento fenológico apresentado por 10 espécies florestais presentes na prainha municipal de Sapezal e a confecção de um herbário com essas espécies.
PALAVRAS CHAVE: Fenologia, espécies, Prainha Municipal
INTRODUÇÃO
A fenologia é o estudo da ocorrência de eventos biológicos repetitivos e das causas de sua ocorrência em relação às forças seletivas bióticas e abióticas e da sua interrelação entre as fases caracterizadas por estes eventos, dentro de uma mesma ou de várias espécies (Lieth 1974 et al Daniela Custódio).
O conhecimento sobre a fenologia permite avaliar adisponibilidade de recursos ao longo do ano (Morellato,1995). Assim, o conhecimento da floração e frutificação permite prever períodos de reprodução das plantas, seus ciclos de crescimento e outras características de grande valia no manejo florestal (Fournier, 1974; 1976)
O Brasil possui a flora arbórea mais diversificada do mundo, devido a isso suafrutificação é distribuída durante todo o ano e fornece alimento de forma contínua e equilibrada e, proteção a fauna, contribuindo para seu desenvolvimento. (HARRI LORENZI, 2002)
METODOLOGIA
O estudo foi realizado na prainha municipal de Sapezal, ao norte de Mato Grosso,
E para isso foram coletadas manualmente 10 amostras de espécies nativas, identificadas e descritas com auxilio de bibliografia especializada. Nome popular: Faveiro, Sucupira Branca, Fava De Sucupira.
Nome Científico: Pterodon Emarginatus.