Fenologia da Videira
Prof. Dr. Guilherme Canella
Ecofisiologia Vegetal
Eduardo Felipe de Amorim
Tecnologia em Viticultura e Enologia
São Roque, 2014
FENOLOGIA DA VIDEIRA
Fenologia
Forma contraída de “Fenomenologia”,é o ramo da Ecologia que estuda os fenômenos periódicos dos seres vivos e suas relações com as condições do ambiente, tais como temperatura, luz e umidade. A migração das aves e a floração e frutificação de plantas são exemplos de fenômenos cíclicos estudados pela fenologia.
Ela estuda as mudanças exteriores (morfologia) e as transformações que estão relacionadas ao ciclo da cultura. Representa, portanto, o estudo de como a planta se desenvolve ao longo de suas diferentes fases: germinação, emergência, crescimento e desenvolvimento vegetativo, florescimento, frutificação, formação das sementes e maturação.
Muitos processos fenológicos, como a queda de folhas e a floração, estão claramente relacionados ao clima.
Importância
Estudos fenológicos têm ganhado especial importância na última década devido ao seu papel relevante no manejo e conservação de vegetações nativas. A fenologia contribui para o entendimento da regeneração e reprodução das plantas, da organização temporal e dos recursos dentro das comunidades, das interações planta-animal e da relação da historia de vida dos animais que dependem das plantas para alimentação.
O estudo destes fenômenos fenológicos também é importante para a compreensão da estrutura dos ecossistemas florestais.
Tais informações permitem identificar respostas das plantas aos fatores abióticos e edáficos. Além disso, estas observações são de grande valia para o desenvolvimento de um plano adequado de ordenamento da floresta, sob um enfoque silvicultural, e para preservação da vida dentro dos recursos florestais. CICLO VEGETATIVO DA VIDEIRA
Repouso Vegetativo
Tal como todas as plantas de folha caduca, a videira depende da temperatura ambiente para suportar toda a