FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
JOELSON SOARES GAIA
SULOMAR PINHEIRO
FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
ABAETETUBA-PA
2015
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA AMAZÔNIA – FAM
JOELSON SOARES GAIA
SULOMAR PINHEIRO
FUNDAMENTOS ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Trabalho apresentado como requisito para a aprovação da disciplina Fundamentos Antropológico da Educação do curso de graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia ministrada pelo Professor MSc. Leonardo Maciel Margalho.
ABAETETUBA-PA
2015
1. O homem como ser social está inserido no processo cultural, de que maneira. E a educação como processo de aprendizagem está inserida de que forma antropologicamente.
Para que possamos chegar a uma resposta para esta pergunta é preciso que compreendamos o homem como um todo, ou seja, não pensar o homem como um ser dividido, como bem afirmou Marcel Mauss (2003), “enquanto ‘homem total’, isto é, um homem ao mesmo tempo biológico, psíquico e sócio histórico”.
Se olharmos para o passado veremos que o homem se comportava de maneira muito diferente, no que diz respeito à cultura, em relação ao que vemos hoje, em que este a considera como sendo parte integrante de si.
E maneira pela qual o homem está inserido neste processo cultural é através do conhecimento que este possui e que foi construído ao longo de sua vida. E Karl Marx diz que “somos naturalmente humanos. O que significa que sobre a natureza que nos é dada, construímo-nos a nós mesmos e aos nossos mundos”.
Porém não devemos enxergar a cultura, no contexto humano, apenas como manifestações de povos por meio de danças, comidas, credo religioso, etc. cultura, creio eu, está dentro do homem, já vem com ele desde seu nascimento. Porque se pensarmos, todo ser humano possui algo que não é encontrado em nenhum outro ser.
Lembrando ainda que o homem é um ser racional, diferente dos