A importância da contabilidade nas micro e pequenas empresas
Abrir uma micro ou pequena empresa no mercado é sonho de muitos empreendedores. Todos os meses, é possível encontrar novas empresas no mercado. Porém, da mesma forma que vemos muitas delas abrirem, vemos também muitas fecharem com menos de um ano no mercado.
Não é raro ver micro ou pequenos empresários que somente contratam escritórios de contabilidade para se manterem em dia com o Fisco. Ainda é muito comum a visão de que o contador é um profissional que lida diretamente com tributos e nada mais. Mediante esse tipo de pensamento é que muitas empresas têm saído rapidamente do mercado, pois balanços patrimoniais, controle de estoque e outras informações essenciais são deixadas em segundo plano.
Quem nunca ouviu falar na palavra "Contabilidade", Guarda Livros, Contador ou atuais Contabilistas, profissionais que utilizam técnicas, normas e éticas, objetivando a escrituração e elaboração das demonstrações contábeis, tais são imprescindíveis para o controle de grandes, pequenas e micro empresas. Uma vez que essas informações geradas são disseminadas, passam a ter grande valor aos Empresários, Sócios, Acionistas, Fisco, Fornecedores, Bancos, Investidores e etc..., para análise de resultados, índices, e avaliações de bens, direitos e obrigações.
Portanto, podemos dizer que o contabilista é aquele que cuida da saúde financeira de uma empresa, ajudando o empresário a decidir no que investir, o quanto gastar, qual margem de lucro determinar.
Não temos duvidas que a carga tributaria no Brasil é muito alta, mas estudos afirmam que sem controle de fluxo de caixa, patrimônio, capital de giro, e ainda utilizar o dinheiro da empresa para comprar objetos pessoais para o próprio empresário fará com que a empresa não sobreviva no mercado, além de ser errado, é pratica proibida.
A contabilidade é fundamental para garantir um bom negocio, uma boa produção e venda, além de ser ponto vital para o crescimento