FITOTERAPICOS
ISSN 2175-7224 - © 2009/2010 - Universidade Santa Cecília
Disponível online em http://www.unisanta.br/revistaceciliana
ANÁLISE FITOQUÍMICA PRELIMINAR DO EXTRATO ETANÓLICO
OBTIDO A PARTIR DO RIZOMA DA TYPHA DOMINGENSIS PERS
Camila de Oliveira, Juliana Arikava Ferreira, Marizia do Amaral Toma
Faculdade de Farmácia da Universidade Santa Cecília (UNISANTA)
Recebido em: 20/08/09
Aceito em: 05/10/09
Publicado em: 04/12/10
RESUMO
Typha domingensis Pers é uma erva da família Typhaceae nativa da América do Sul que pode ser encontrada durante o ano inteiro na região de Ilha Comprida-SP. Conhecida como taboa vem sendo utilizada popularmente como imunosupressora, antidiarréica e anti-inflamatória. Estudos fitoquímicos qualitativos realizados no extrato etanólico obtido a partir do rizoma da planta evidenciaram a presença de compostos polifenólicos como os flavonóides. Este trabalho teve como objetivo a análise fitoquímica preliminar do extrato etanólico da Typha domingensis Pers para posterior avaliação da atividade anti-inflamatória em modelos tradicionais de indução da inflamação aguda e crônica em roedores.
Palavras-chave. Análise fitoquímica; Typha domingensis Pers; Flavonóides.
1. Introdução
Com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia aliado ao interesse em se confirmar o conhecimento em medicina popular, as plantas medicinais estão tendo seu valor terapêutico pesquisado mais intensamente pela ciência e a sua utilização vem crescendo (1).
As plantas são importantes fontes de produtos naturais biologicamente ativos, muitos dos quais se constituem em modelos para a síntese de um grande número de fármacos (2). Para a sociedade dos países em desenvolvimento, a produção e utilização de fitoterápicos padronizados com seus benefícios comprovados e de alta qualidade, podem facilitar o acesso da população a medicamentos seguros e de baixo custo, facilitando ainda o crescimento da fitomedicina