fundamentação
Uma maneira de definir saúde é a ausência de doenças. Contudo os riscos de saúde podem provocar riscos no trabalho. O ambiente de trabalho também pode provocar doenças. A saúde de uma pessoa pode ser prejudicada por doenças, acidentes ou estresse emocional. Os gerentes devem estar atentos ao bem-estar o funcionário, ao seu estado psicológico, um funcionário eficiente e competente, porem deprimido e com baixa autoestima pode ser tão improdutivo quando outro doente.
A Saúde ocupacional esta relacionada com a assistência medica preventiva, no qual exige exame pré admissionais, periódicos e demissonais. Os programas de saúde são fundamentais, pois um programa inadequado pode trazer maiores problemas para a organização como aumento de pagamento de indenização, aumento de afastamento por doenças, etc.
Segurança no trabalho
A segurança do trabalho esta envolvida em três áreas: prevenção de acidentes, de incêndios e roubos.
Na prevenção de acidentes a empresa se antecipa para que os riscos de acidentes sejam diminuídos.
Anualmente são divulgadas estatísticas de acidentes e os números são desastrosos.
(2008, pg. 477)
“Em um ano, os EUA presenciaram 6.200 mortes e mais de 6,5 milhões de pessoas com lesões corporais.”
Acidente de trabalho é considerado um fato não premeditado com danos consideráveis. Os acidentes são classificados como:
Acidente sem afastamento: Após o acidente a pessoa continua trabalhando sem sequelas.
Acidente com afastamento: ele provoca o afastamento devido:
- Incapacidade temporária: a pessoa fica afastada de sua função em um período menor do que um ano e retorna as atividades na sua mesma função;
- Incapacidade parcial permanente: provoca a redução parcial e permanente do trabalho cujas sequelas se prolongam por mais de um ano;
- Incapacidade permanente total: provoca a perda total da capacidade de trabalho;
- Morte: O acidente provoca a morte da pessoa
As estatísticas de Acidentes
São utilizados