Fundamentação teorica
2.1 CONCEITOS DE PESSOAS, ADMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÕES.
O fato de os seres humanos terem vivido antigamente em um ambiente agressivo, considerado escasso por falta de alimento, sem segurança e por não satisfazerem suas necessidades, fez com que estes pudessem desenvolver capacidades que até então nenhuma outra espécie tinha sido capaz de desenvolver. Mesmo não sendo mais fortes que outras espécies, eles sobreviveram. (WREN, 2007).
De acordo com Wren (2007) o que difere os seres humanos de outras espécies é a capacidade de racionar, por isso eles sobreviveram. Mesmo não sendo os mais fortes em aparência física, é a maior espécie com capacidade de raciocínio. Os seres humanos foram capazes de criar instrumentos como: armas, fogo e de desenvolver a capacidade de organização em atividades em equipe, o que exige desenvolvimento de um plano, colaboração e coordenação de pessoas.
Todas estas atividades serviram de defesa e vantagens para os seres humanos, que só se aprimoraram ao longo do tempo.
Os paleoantropólogos, cujas pesquisas avançam para um passado cada vez mais distante, têm ampliado constantemente o conhecimento sobre o gênero humano. Descobriram o Homo habilis (homem habilidoso), que confeccionava ferramentas; o Homo erectus(homem ereto), caracterizado pelo bipedismo; e o Homo sapiens (homem inteligente), que pensava.
(WREN, p. 22, 2007).
2.2 CULTURA ORGANIZACIONAL
Entende-se como cultura organizacional os hábitos, os costumes, o modo de pensar e agir que são repassados aos membros de uma equipe, de modo que consigam resolver os problemas do cotidiano. A cultura organizacional representa as regras informais e não escritas que disciplinamaconduta dos componentes de uma instituição. A cultura necessita serde acordo com o planejamento, organização, direção e controle da empresa, para que as pessoas que nela atuam possam melhor conhecê-la e saber como agirem diante das atividades a serem executadas.