FUNDAMENTACAO TEORICA Para O Trabalho
Encontra-se neste capítulo o conceito teórico utilizado neste trabalho. Onde podemos destacar a ineficiência do transporte público urbano por ônibus que abrange os usuários e suas respectivas percepções em relação ao sistema como um todo. O tema utilizado para este trabalho é confrontado com os termos acessibilidade e mobilidade, justificando sua importância nos estudos de sistemas de transporte.
Mobilidade urbana é mais que um simples termo, é: “O resultado da interação dos deslocamentos de pessoas e bens entre si e com a própria cidade. Isso significa que o conceito de mobilidade urbana vai além do deslocamento de veículos ou do conjunto de serviços implantados para estes deslocamentos. Pensar a mobilidade urbana é mais que tratar apenas transporte e trânsito.” (Ministério das Cidades, 2006)
“A mobilidade urbana também é definida como a facilidade de deslocamento das pessoas e bens na cidade, tendo em vista a complexidade das atividades econômicas e sociais nela desenvolvidas.” (SEMOB, 2005)
1.1 TRANSPORTES PÚBLICOS URBANO NAS CAPITAIS - O transporte público urbano por ônibus é uma atividade essencial à sociedade, permitindo a efetivação da maioria dos deslocamentos de pessoas nas grandes cidades. É uma atividade que garante a realização de muitas outras atividades urbanas, tais como trabalho, estudo, atividades de lazer e desenvolvimento. (Dias et al, 1998).
Zioni (2005) caracteriza o transporte como um mecanismo de inclusão social, capaz de promover acesso mais democrático em relação às oportunidades existentes no meio urbano. Defende ainda o aumento da atratividade do transporte coletivo, tornando-o mais rápido, confortável, acessível, seguro e adequado às necessidades de deslocamentos da população.
Segundo Antunes et al (2001), o serviço de transporte público por ônibus é responsável pela maior parte das viagens realizadas nas cidades brasileiras, porém em contrapartida, o baixo nível do serviço oferecido por seus operadores e