ESTUDANTE
O procedimento de coletar dados consiste em juntar informações sobre determinado tema e assuntos a ele relacionados; por meio de pesquisas, documentos e provas já existentes. Agrupando toda informação conseguida para facilitar uma análise posterior.
Entrevista
As entrevistas são largamente usadas em pesquisa de mercado, de opinião pública. Algumas vantagens da entrevista são que possibilitam a obtenção de dados referentes aos diversos aspectos da vida social; é uma técnica muito eficiente para a coleta de dados em profundidade acerca do comportamento humano; os dados obtidos são suscetíveis de classificação e de quantificação. Por outro lado, as desvantagens são: a inadequada compreensão do significado das perguntas; o fornecimento de respostas falsas; a influência da presença do entrevistador; os custos com treinamento de pessoal para a aplicação das entrevistas entre outras.
A entrevista é uma das técnicas de coleta de dados mais usada no âmbito das ciências sociais como, por exemplo, os psicólogos, sociólogos, pedagogos entre outros. Alguns autores citam a entrevista como o método fundamental de investigação nos mais diversos campos e pode-se afirmar que parte importante do desenvolvimento das ciências sociais nas últimas décadas foi obtida graças à sua aplicação.
Qual objetivo
A coleta de dados tem como um de seus objetivos ajudar a analisar fenômenos, fatos e todos os pontos relacionados a determinado assunto, a qual é também o ponto de partida a elaboração e execução de um trabalho científico.
Questionários
É o método mais usado em pesquisa qualitativa, principalmente em pesquisas de grande escala, como as que se propõem levantar a opinião política da população ou a preferência do consumidor.
Como toda técnica, os questionários, tem suas vantagens e suas limitações, atingirem um grande número de indivíduos mesmo que em regiões afastadas uma das outras, gasto zero com pessoal qualificado para aplicar o