Clima Tropical
Nas regiões de clima tropical a amplitude térmica diária é maior que a amplitude térmica anual da temperatura média, isto é, entre o mês mais quente e o mês mais frio do ano.
Os climas tropicais constituem a classe A da classificação climática de Köppen-Geiger, a mais conhecida em geografia e ecologia, sendo subdivididos da seguinte maneira:
Af (clima equatorial, tropical de floresta ou equatorial húmido) — A precipitação média mensal é superior a 60 mm em todos os meses do ano. Estes climas são típicos de regiões próximas do equador, não tendo estações do ano. As regiões que apresentam este clima tem em geral fraca variabilidade da precipitação ao longo do ano, mas podem ocorrer dois máximos de precipitação, coincidentes com o período em que a Zona de Convergência Intertropical e a célula de Hadley associada estão centradas sobre a região durante a sua oscilação latitudinal anual. São exemplos de cidades sitas em regiões com este clima: Singapura, Belém do Pará e Cabinda.
Aw/As (clima tropical de estações húmida e seca, tropical de savana, tropical com estação seca ou equatorial seco) — Grupo de climas megatérmicos com uma estação seca em que a precipitação média mensal é inferior a 60 mm em pelo menos um mês por ano. São exemplos de cidades sitas em regiões com este clima: Honolulu, Veracruz (no México) e Townsville (na Austrália). Estes climas subdividem-se em dois grupos:
Aw — a estação seca ocorre durante a época de Sol mais baixo e dias mais curtos (daí Aw, em que w é de winter, Inverno em inglês).
As — a estação seca ocorre durante a época de Sol mais alto e dias mais longos (daí As, em que s é de summer, Verão em inglês).
Am (clima tropical de monção ou clima