Clima Tropical
O clima tropical é uma espécie de faixa de transição entre o clima equatorial, excessivamente úmido devido à alta pluviosidade, e o clima desértico, excessivamente seco. Por isso, ele apresenta intensas variações em suas características. Em algumas regiões, o clima tropical apresenta estações bastante equilibradas quanto á distribuição das chuvas, porém à medida que vai se aproximando dos trópicos a estação seca tende a aumentar, caracterizando o clima tropical seco, quando a estação seca é mais prolongada que a estação úmida. Se ocorrer o contrário, a estação úmida superar a seca, então o clima é caracterizado como tropical úmido.
As regiões que compreendem o clima tropical são a partes da América do Sul (incluindo grande parte do território brasileiro), África Oriental e parte da África do Sul, Sul da Ásia (Índia e Indochina), onde o clima tropical é condicionado pelas monções, e Norte da Austrália.
O clima tropical é caracterizado pelas temperaturas elevadas, em média 20ºC, e com uma amplitude que não ultrapassa os 10ºC. Os verões são quentes e úmidos e os invernos costumam registrar temperaturas menores e queda no índice de precipitação.
O clima tropical pode ser subdividido em:
Clima Equatorial
Ocorre nas regiões próximas a linha do equador. Alto índice pluviométrico (chuvas), sendo que em quase todos os meses do ano chove acima de 60 mm.
Clima tropical seco
Caracterizado pela ocorrência de uma estação seca durante o ano. Nesta estação, o índice médio mensal de chuvas fica abaixo de 60 mm.
Clima tropical de monção
Ocorrência de um período do ano em que o índice de chuvas é muito elevado. Ocorre principalmente na região leste do continente africano e sul da Índia.
Clima tropical de altitude
Típico de regiões de altitudes elevadas (serras e