radio
Vamos mostrar 14 razões, sem contestação, de que o meio Rádio está superando a TV.
1. O rádio está junto ao consumidor na hora da compra
Segundo pesquisa Marplan, o rádio é o veículo que está junto a 93% dos consumidores na hora que antecede a compra. Ou seja, não importa o que ele viu na TV na noite anterior porque quem decide a compra é o rádio, com o comercial que ele ouviu antes de ir para o comércio.
2. As pessoas passam mais tempo ouvindo o rádio.
Para convencer o consumidor o comercial tem que ser ouvido várias vezes ao dia e o rádio é o veículo que ele mais ouve, em média 3 horas e 45 minutos por dia. Some a isto que as pessoas absorvem o que ouvem (palavras) com mais facilidade do que o que vêem (imagens), principalmente se a sua mensagem estiver em forma de jingle.
3. O rádio é imbatível durante o horário comercial.
O rádio tem o triplo da audiência da televisão durante a manhã e mais do dobro durante a tarde. Note que o rádio é imbatível justamente no horário em que as empresas e o comércio estão abertos, fazendo dele mídia obrigatória para quem quer efetuar uma venda. A TV só tem boa audiência à noite, quando o comércio está fechado e o cliente, em casa.
4. Consumidor passa 17% mais tempo com o rádio que a TV (e na hora certa).
Pesquisa do Ibope confirma que as pessoas que fazem compras passam 17% mais tempo ouvindo o rádio que vendo a televisão, o que dá a seu comercial 17% mais chance de ser absorvido, que o comercial da TV. E no rádio o consumidor não precisa estar olhando para o aparelho para ser atingido pela propaganda - ele pode estar na cozinha fazendo uma boquinha, como é costume dos televisivos e mesmo assim sua mensagem vai atingi-lo.
5. O rádio atinge os consumidores dos principais ramos de atividade com mais eficiência.
Segundo pesquisa do Ibope, o rádio atinge a quase totalidade dos consumidores dos principais ramos de atividade, em 15 dias. Observe na tabela abaixo o alcance