Alienação
Tema: livros
ETEVM
ALUNA(S) : Beatriz Jéssica - 3 TURMA:2524 Bruna Ribeiro – 4
A ideologia age mascarando a realidade. Os pensadores adeptos da Teoria Critica da Escola de Frankfut consideram a ideologia como uma ideia, discurso ou ação que mascara um objeto, mostrando apenas sua aparência e escondendo suas demais qualidades. Já o sociólogo contemporâneo John B. Thompson também oferece uma formulação crítica ao termo ideologia, derivada daquela oferecida por Marx, mas que lhe retira o caráter de ilusão (da realidade) ou de falsa consciência, e concentra-se no aspecto das relações de dominação.
A ideologia também foi analisada pela corrente filosofica do pós-estruturalismo, a qual é apontada por muitos autores como a superação do marxismo. Para marx, a atividade de sobrevivência d nosso corpo exige que produzamos, por meio do trabalho, as condições de nossa existência, ou seja, para comer, dormir, curar nossas doenças, todas pessoas precisam produzir meios para sua sobrevivência.Os indivíduos que vivem da alienação do trabalho de outros para Marx ,também criaram um sistema de crenças que mantém a perpetua seu poder sobre a maioria. em vez do uso puro e simples da força, criam um discurso capaz de justificados da exploração alheia é a Ideologia.
A alienação social se exprime numa “teoria” do conhecimento espontânea, formando o senso comum da sociedade. Por seu intermédio, são imaginadas explicações e justificativas para a realidade tal como é diretamente percebida e vivida.
Um exemplo desse senso comum aparece no caso da “explicação da pobreza, em que o pobre é pobre por sua própria culpa (preguiça, ignorância) ou por vontade divina ou por inferioridade natural. É o fato de o trabalhador não se enchergar na mercadoria que ele mesmo produziu, ou seja, o trabalhador é separado do produto final de seu trabalho.O que mantém esse processo de alienação é