Funda Es Quest O 2
Seja um edifício de múltiplos pavimentos, com dois subsolos (total 6,00m profundidade), no qual as cargas dos pilares nas fundações varia de 120 a 350 toneladas. Discutir possíveis alternativas para as suas fundações, sabendo que o terreno possui baixa capacidade de suporte na superfície e sendo dadas uma das seguintes condições adicionais:
2. Vizinhança constituída de casarões do século XVII, tombados pelo Patrimônio Histórico.
Soluções Possíveis:
Resposta: Tubulão a céu aberto e/ou Estaca raiz.
Tubulão a céu aberto: consiste em fundações constituídas por fustes escavados mecanicamente através de trados acionados por perfuratrizes. As mais comuns são hidráulicas, montadas sobre caminhões. Esses tubulões caracterizam-se pela facilidade e simplicidade de execução da fundação a ser realizada.
Aplicação:
Essa opção é aplicável em solos que permitem a escavação sem necessidade de revestimento (apresentando alguma coesão) e situados acima do lençol freático (NA subterrâneo).
Execução:
O diâmetro mínimo exigido para o fuste é de 60cm, devido ao alargamento manual da base, que deverá ter altura limitada a 2m.
A concretagem do tubulão deve ser processada imediatamente após a conclusão da abertura da base (no máximo 24h, conforme NBR 6122) o concreto deve ser autoadensável (abatimento em torno e 15cm), propiciando adequado preenchimento sem a necessidade de adensamento de aditivos.
Recomenda-se ainda o lançamento através de funil para evitar desagregação e contaminação com o solo, normalmente ocorrentes quando lançado diretamente no interior da escavação.
Estaca Rais : é uma estaca concretada "in loco", com diâmetro acabado variando de 80 a 410mm e de elevada tensão de trabalho fuste, que é constituido de argamassa de areia e cimento e é inteiramente armado ao longo de todo o seu comprimento.
As estacas raiz foram desenvolvidas na Itália, no final da década de 50 e tinham como função básica o reforço de fundações. No entanto, os