TRABALHO DE HISTOLOGIA
Histologia é a ciência que estuda os tecidos do corpo humano, sua anatomia microscópica e sua função tecidual.desenvolveu-se após a invenção do microscópio óptico. Posteriormente, com o desenvolvimento do microscópio eletrônico, entre de outros instrumentos para visualização dos tecidos, e de técnicas, por exemplo cultura de células, permitiram um grande avanço na área.O método mais comum para estudar os tecidos é realizado por meio da preparação de lâminas histológicas cuja preparação envolve processos físicos e químicos de corte, fixação, desidratação, diafazinação (ou clareamento) e coloração, os quais envolvem diversos instrumentos e compostos químicos. Este é formado por quatro tipos básicos de tecidos: Tecido epitelial: cuja função principal é o revestimento da superfície externa de órgãos como a pele, ou revestimento interno de vísceras ou cavidades do corpo, além de secreção glandular; chamamos de endotélio, os tecidos que revestem os órgãos internamente, como no útero, o endométrio, e assim sucessivamente em outros órgãos. Tecido conjuntivo: trata-se de um tecido especializado em preenchimento, apoio, sustentação, reserva energética e proteção; (faz parte deste grupo o tecido adiposo, o tecido ósseo e o tecido cartilaginoso);Tecido muscular: através de contrações realiza todos os movimentos do corpo, como o peristaltismo intestinal que mobiliza o bolo fecal, quanto os movimentos das pernas quando caminhamos; Tecido nervoso: realiza a transmissão de impulsos nervosos, comunicando o meio interno com o ambiente externo.
Estes tecidos existem no nosso organismo associados uns aos outros, formando diferentes órgãos e tecidos. Os nossos órgãos são formados por dois componentes: Parênquima: que são as células responsáveis pela função típica do órgão, tecido especifico funcional de uma glândula ou órgão.
Estroma: Tecido de sustentação. Com exceção do cérebro e da medula espinhal, o estroma é constituído por tecido conjuntivo.