Trabalho de Histologia
Organelas são compartimentos celulares limitados por membranas, apresentando-se topologicamente esféricas.
A Membrana Plasmática ou Membrana Celular é o envoltório que delimita o espaço celular, contém o citoplasma, constituindo as organelas membranosas que são responsáveis pela troca de substâncias das células com o meio. Elas apresentam permeabilidade seletiva que controlam a entrada e a saída das substâncias das células. A permeabilidade seletiva está ligada à composição lipoprotéica formando o modelo do mosaico fluido que explica a estrutura e o funcionamento das membranas celulares.
Só conseguimos observar a membrana plasmática através de um microscópio eletrônico.
O modelo do mosaico fluido, tenta explicar a estrutura química das membranas. Ele diz que a membranas biológicas são formadas por uma bicamada de lipídios na qual estão inseridos diversas proteínas por isso dizemos que a membrana é lipoprotéica.
No modelo explicado por Singer e Nicolson as moléculas se organizam em bicamadas para dar fluidez que é fundamental para a mobilidade e reorganização das membranas proporcionando a realização das funções de transporte de substâncias pelas membranas plasmáticas. Esse transporte de substâncias pelas membranas pode ser passivo (sem gasto de energia) e ativo (com gasto de energia).
Citoplasma é uma substância viscosa e amorfa que preenche o interior das células, onde ocorrem as funções metabólicas das células.
DNA são substâncias químicas responsáveis pela transmissão de caracteres hereditários e na produção de proteínas com informações genéticas dos seres vivos. Os ácidos nucléicos são grandes moléculas onde contém o código para síntese de proteínas. Há dois tipos de ácidos nucléicos, o RNA (ácido ribonucléico) e o DNA (ácido desoxirribonucléico).
DNA – Watson Crick
A representação a que chegaram Crick e Watson é a de uma longa molécula, constituída por duas fitas enroladas em torno