Funcionamento de robô solda ponto
Os robôs industriais seguem o mesmo princípio de controle das máquinas ferramenta CNC, mas sua estrutura mecânica é bastante diferente.Alguns conceituam robô como um manipulador mecânico reprogramável.Para outros, o robô é um mecanismo automático universal. Seja como for,a ideia principal é a de que os robôs são máquinas controladas numericamente,destinadas a executar uma grande diversidade de operações.
Hoje em dia é comum a implantação de processos de automação nas indústrias para que as mesmas possam manter a competitividade em seus seguimentos.
Depois da revolução industrial os processos de automação se intensificaram ao redor do mundo partindo primeiramente dos Estados Unidos e em seguida abrangendo o Japão, Inglaterra e consequentemente prosseguindo pelo resto do mundo.
A automação tem por finalidade trazer benefícios tais como o aumento da produtividade, segurança, qualidade e padronização do produto, confiabilidade, melhor relação custo benefício de investimento, substituição do homem em atividades de risco, entre outras. Assim o processo de automação pode ser classificado de duas formas, a automação da manufatura e a automação de processos industriais.
A automação da manufatura engloba:
Máquinas Industriais;
Linhas de produção;
Robótica.
A automação de processos industriais engloba:
Processos contínuos;
Processo em batelada.
A nossa pesquisa será voltada para robôs com aplicação em solda ponto na indústria, processo de automação da manufatura especificamente através do uso de robôs.
Segundo o “Robotics Institute of America (RIA)” um robô é definido como um manipulador reprogramável e multi-funcional projetado para mover materiais, partes, ferramentas ou dispositivos especializados através de movimentos variáveis programados para desempenhar uma variedade de tarefas.
Para COLESTOCK (2005), os robôs são máquinas versáteis e com muitas capacidades, e seu potencial pode ser aumentado