A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO FLUXO DE CAIXA
O FLUXO DE CAIXA É UMA FERRAMENTA DE GERENCIAMENTO E PLANEJAMENTO PARA AS EMPRESAS EM TERMOS DE ENTRADAS DE CAIXA (RECEBIMENTOS), SAÍDAS DE CAIXA (PAGAMENTOS) E SALDO DE CAIXA É QUE PERMITE UMA VISÃO ANTECIPADA DO FUTURO FINANCEIRO DA ORGANIZAÇÃO, DE TAL FORMA A PERMITIR QUE O EMPRESÁRIO POSSA TOMAR AÇÕES CORRETIVAS E PREVENTIVAS OU AINDA TOMAR DECISÕES PARA UM MELHOR APROVEITAMENTO DOS VALORES QUE ESTÃO OCIOSOS EM TERMOS DE CAIXA, OU SEJA, AS CHAMADAS, SOBRAS DE CAIXA.
NA REALIDADE, A FINALIDADE PRINCIPAL DO FLUXO DE CAIXA É PROJETAR INFORMAÇÕES, PORÉM, DEVEMOS ENTENDER QUE ESTA FERRAMENTA TAMBÉM PODE SER UTILIZADA PARA REGISTRO E CONTROLE FINANCEIRO.
AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DE UM FLUXO DE CAIXA SÃO:
A) CONTROLAR OS RECURSOS FINANCEIROS QUE ESTÃO ALOCADOS AO CAPITAL DE GIRO DA EMPRESA.
B) ESTUDAR E AVALIAR A VIABILIDADE FINANCEIRA DE UM PROJETO DE INVESTIMENTO.
C) CALCULAR E IDENTIFICAR O VOLUME DE RECURSOS FINANCEIROS QUE SERÃO NECESSÁRIOS PARA O FINANCIAMENTO DAS ATIVIDADES DA EMPRESA.
D) CONSEGUIR A CONFIANÇA DOS CREDORES QUANDO ESTES FOREM PROCURADOS ANTECIPADAMENTE, NA SITUAÇÃO ONDE JÁ SE SABE QUE UMA DETERMINADA OBRIGAÇÃO FINANCEIRA NÃO PODERÁ SER CUMPRIDA NO VENCIMENTO.
E) A PARTIR DO PLANEJAMENTO EXECUTADO, CONTROLAR OS EVENTUAIS DESVIOS QUE FOREM IDENTIFICADOS.
F) REALIZAR A PREVISÃO DOS POSSÍVES MONTANTES DE RECURSOS FINANCEIROS QUE ESTARÃO DISPONÍVEIS PARA APLICAÇÕES.
G) PLANEJAR E CONTROLAR AS ENTRADAS E SAÍDAS DE CAIXA EM UM DETERMINADO PERÍODO DE TEMPO, DIARIAMENTE, SEMANALMENTE, MENSALMENTE.
H) REGISTRAR AS ORIGENS DAS ENTRADAS E O DESTINO DAS SAÍDAS DOS RECURSOS FINANCEIROS, COM O OBJETIVO DE POSSIBILITAR O CONTROLE FINANCEIRO DA ORGANIZAÇÃO.
I) AVALIAR SE A EMPRESA ESTÁ TRABALHANDO COM APERTO OU FOLGA FINANCEIRA.
BASICAMENTE, A FERRAMENTA FLUXO DE CAIXA PODE SER DIVIDIDA EM DOIS TIPOS:
A) FLUXO DE CAIXA PROJETADO OU PREVISTO
B) FLUXO DE CAIXA REALIZADO
NO FLUXO DE CAIXA