Funcionalismo de William James
Cap. 7- Funcionalismo: Fundação e Evolução. Pag; 151 a 171
HERBERT SPENCER (1820-1903)
Filosofo inglês foi um dos homens mais famosos do mundo.Exercia profunda influencia em direção a nova psicologia americana, seus trabalhos foram publicados em revistas populares e milhares de copia de seus livros foram vendidos, seu sistema de filosofia foi adotado como parte do currículo padrão em praticamente todas as universidades.
A filosofia que rendeu a Herbert Spencer o reconhecimento e aclamação foi o darwinismo- a noção da evolução e da sobrevivência do mais apto.
Darwinismo Social
Spencer alegava que o desenvolvimento de todos os aspectos do universo é evolucionário, incluindo o caráter humano e as instituições sociais.
Na visão utópica de Spencer, se o principio da sobrevivência do mais apto operasse com liberdade, apenas os melhores sobreviveriam.
Sugere que o individualismo e a economia livre favoreceriam o processo da seleção natural. As pessoas, os programas, a economia ou as instituições que não se adaptassem eram considerados inaptos para sobreviver.
A Filosofia Sintética
Ideia de Spencer que o conhecimento e a experiência podem ser aplicados em termos evolutivos. O Organismo precisa se adaptar ao ambiente se deseja sobreviver.
A Evolução Contínua das Máquinas – com o rápido desenvolvimento tecnológico as maquinas evoluiriam muito mais do que os animais.
Henry e os Cartões Perfurados – Henry Hollerith (1859-1929). Foi engenheiro que desenvolveu o sistema de cartão perfurado a nova forma de processar informações.
WILLIAM JAMES (18421910): Precursor da Psicologia Funcional
Foi o pioneiro da nova psicologia cientifica desenvolvida nos EUA. Considerado a segunda figura mais importante da psicologia; Principal psicólogo americano. Na juventude, tinha estudado química, fisiologia, anatomia, biologia e medicina.
James não fundou a psicologia funcional, mas apresentou de forma clara e