Funcionalismo
Introdução
O funcionalismo se refere ao funcionamento da mente ou ao uso que o organismo dela faz para adaptar-se ao ambiente. O funcionalismo procurava responder questões como: quais são as realizações dos processos mentais? O que e como a mente produz? O funcionalismo não estudava a mente do ponto de vista da sua composição – de seus elementos básicos ou da sua estrutura -, mas como um conglomerado ou acúmulo de funções e processos que resultam em conseqüências praticas no mundo real.
Sendo o primeiro sistema de psicologias exclusivamente americano, o funcionalismo consistia em um protesto contra a psicologia experimental de Wundt e a psicologia construtivista de Titchener.
Como conseqüência nessa ênfase nas funções mentais, os funcionalistas interessaram-se pela possível aplicação da psicologia aos problemas cotidianos relacionados com a reação e a adaptação dos indivíduos aos diferentes ambientes. A herança mais importante deste movimento foi a rápida evolução da psicologia aplicada.
Esta pesquisa tem por objetivo refletir sobre a origem e as principais teorias e conceitos desta escola de psicologia, bem como seus fundamentos filosóficos e os métodos utilizados pelo funcionalismo.
William James – Biografia
Nascido em 11 de janeiro de 1842, Nova York, EUA.
Faleceu em 26 de agosto de1910, Chocorua, New Hampshire, EUA.
William James teve a sua formação aberta a diversas influências. Interessado em várias disciplinas, escreveu sobre todos os aspectos da psicologia humana, do funcionamento cerebral às experiências religiosas. Ensinou psicologia e filosofia na Universidade de Harvard e é considerado um dos principais difusores do pragmatismo.
Entre 1865 e 1866, aos 23 anos, acompanhou a Expedição Thayer, liderada pelo professor Louis Agassiz. Nos oito meses de estadia no Brasil, passados principalmente no Rio de Janeiro e na Amazônia, James rascunhou cartas a seus familiares e um diário, e produziu desenhos de cenas da