Domótica - Powerline
Definição Powerline
PLC (Power Line Communications) é uma tecnologia que consiste em transmitir dados e voz em banda larga, através da energia eléctrica.
Diagrama de Frames
A PLC trabalha na camada 2 do modelo ISO/OSI, ou seja, na camada de Ligação. Desta forma, pode ser agregada a uma rede TCP/IP (camada 3) já existente, além de poder trabalhar em conjunto com outras tecnologias de camada 2.
O princípio básico de funcionamento das redes PLC é que, como a frequência dos sinais da ligação é na ordem dos 1 a 30 MHz, e a energia eléctrica entre os 50 e os 60 Hz, não existem qualquer dificuldade na transferência dos dados (dados e voz). Desta forma, mesmo que a energia não esteja a atravessar naquele momento, o sinal não será interrompido.
Esta tecnologia permite também a ligação de aparelhos de som e imagem, possibilitando a transferência de dados streaming.
A Internet sob PLC possui velocidade não assíncrona, ou seja, o desempenho será o mesmo na recepção ou envio de dados. Modo de funcionamento
O modo de funcionamento desta tecnologia é bastante simples, permitindo que, a utilização de cabos para a passagens dos dados, seja mínima.
Tal como podemos verificar na imagem abaixo, temos o nosso PC, ligado a um aparelho PowerLine, denominado por emissor, que por sua vez, está ligado a uma tomada do circuito eléctrico da nossa casa. Do outro lado, temos um outro Powerline, desta vez denominado por receptor, que recebe os dados através do circuito eléctrico e transmite essa informação para um Modem/Router, que por sua vez se liga à Internet.
Vantagens e Desvantagens
A PLC, tal como qualquer outro método de comunicação possuí vantagens e desvantagens:
Vantagens:
• Esta tecnologia transmite os sinais numa estrutura já existente, não sendo necessário efectuar quaisquer alterações ao nível da infra-estrutura;
• Suporta diversos serviços, tais como Internet de banda larga, telefone (VoIP),