protocolo ZigBee
O termo ZigBee designa um conjunto de especificações para a comunicação sem-fio entre dispositivos eletrônicos, com ênfase na baixa potência de operação, na baixa taxa de transmissão de dados e no baixo custo de implantação. Tal conjunto de especificações define camadas do modelo OSI subsequentes àquelas estabelecidas pelo padrão IEEE 802.15.4[2].
Foi pensada para inteligar pequenas unidades de coleta de dados e controle recorrendo a sinais de radiofrequência não licenciados.
A tecnologia utilizada é comparável às redes Wi-Fi e Bluetooth e diferencia-se destas por desenvolver menor consumo, por um alcance reduzido (cerca de 100 metros) e a comunicação entre duas unidades poder ser repetida sucessivamente pelas unidades existentes na rede até atingir o destino final. Todos os pontos da rede podem funcionar como retransmissores de informação. Uma malha (Mesh) de unidades ZigBee pode realizar-se numa extensão doméstica ou industrial sem necessidade de utilizar ligações eléctricas entre elas.
Hoje já se encontram módulos com taxas de 250kbps que alcançam até 70 metros em visada aberta. Funciona em modo de rede transparente, onde todos os pontos podem receber dados e no modo criptografado, onde podem ser configurados o nome de usuário, endereço na rede e os endereços que receberão dados e mensagens numa determinada seção. Já existem, inclusive, módulos para comunicação com microcontroladores, com o PC (via USART e interface max-232) e câmeras ZigBee!
Índice
1 Visão Geral Técnica
2 Usos
3 Tipos de dispositivos
4 Referências
ZigBee é um padrão de rede sem fio para arquitetura em malha de baixo custo, baixa potência. O baixo custo permite que a tecnologia a ser amplamente utilizados no controle sem fio e aplicações de monitoramento. Baixa utilização de energia permite uma vida mais longa, com baterias menores. Redes em malha oferecem alta confiabilidade e alcance mais amplo. Fornecedores de chips ZigBee tipicamente vendem rádios integrados e