O protocolo zigbee
Redes de Computadores - UNIFENAS
Ciência da Computação - 5P
Lorenzo Couto
Émerson Oliveira
Matheus Castello
Everaldo Linares
João Paulo Goulart
Introdução
Partindo do ponto da necessidade de tecnologias normalizadas, o mercado até algum tempo atrás, necessitava de uma solução viável e que atendesse de forma eficiente operações através de uma rede sem fio para se controlar processos de telemetria. Tal mercado, em sua maioria, necessita de extrema confiabilidade no processo que está sendo utilizado, e esse deve consumir o mínimo possível de energia para executar sua função. Diante de tais necessidades as empresas se colocavam entre duas saídas: desenvolver uma tecnologia própria que atendesse a tais requisitos, o que levava certo tempo para que tudo começasse a fluir perfeitamente e assim utilizar o serviço, ou a empresa optava por comprar uma licença para utilizar a tecnologia desenvolvida por outro fabricante, o que também gerava transtorno, pois muitas das vezes era necessário uma adaptação da empresa para implementar tal tecnologia.
Já conhecida no mercado, a comunicação através de redes sem fio já detinha seu mercado, mas essa não era a melhor para se utilizar em sistemas de controle de ar condicionado, eletrônicos, sistemas de segurança, sensores de temperatura, luminosidade, umidade, pressão, brinquedos, sistemas de vigilância, automação residencial e industrial, entre outros.
Assim o merco crescia, e a necessidade cada dia maior de uma tecnologia padronizada que atendesse aos requisitos das empresas, e que permitisse a interoperabilidade entre dispositivos de transmissão de fabricantes diferentes.
Em meio tanta turbulência em busca de uma nova tecnologia, surgiu o ZigBee. Pregando o inverso das redes sem fio já conhecidas como o Bluetooth e o WiFi, o ZigBee, aposta em uma comunicação fiável e de consumo extremamente baixo, que é totalmente o inverso das tecnologias conhecidas, que possuem uma largura de banda bem elevada o que lhe