IEEE 802.15.4
Nos últimos anos, houve um desenvolvimento significativo das tecnologias sem fio (wireless), principalmente devido a necessidade de conectividade entre dispositivos.
Até então, as tecnologias focalizavam mais os serviços de voz (telefones móveis), Internet e a transferência de arquivos. Entretanto, em algumas áreas como a industrial, medicina (através do monitoramento de pacientes), indústria automóvel e a residencial necessitavam de uma tecnologia que realizasse conectividade com um baixo consumo de energia, baixo custo, simplicidade do protocolo e padronização.
De acordo com o alcance e a taxa de transferência que existe nas tecnologias sem fio, posso dizer que há quatro grandes grupos:
WPAN -Wireless Personal Area Network - Neste grupo estão as tecnologias Sem fio de pequeno alcance (entre 10 e 100 metros) e baixa taxa de transmissão. E um padrão para redes que interligam dispositivos pessoais ou redes de sensores sem fio, definido pelo IEEE 802.15.
WLAN - Wireless Local Area Network - Estão as tecnologias sem fio destinadas a interligação de redes locais com alcance entre 100 e 300 metros. Trata-se de padrão implementado como extensão ou alternativa para as redes com cabeamento convencional (par metálico ou fibra óptica).
WMAN - Wireless Metropolitan Area Network - Neste grupo temos as tecnologias que tratam dos acessos de banda larga para redes em áreas metropolitanas, com alcance em torno de 6km;
WWAN - Wireless Wide Area Network - Neste grupo estão as tecnologias voltadas para redes de longa distancia em telecomunicações, atendendo aos serviços de voz e alguns serviços de dados.
Nas redes onde há aplicações com sensores não há a necessidade de uma largura de banda elevada para funcionarem, mas necessitam de uma baixa latência e consumo de energia igualmente baixo para preservar a vida útil das baterias. A Tabela 3.1 compara as tecnologias que atendem aos requisitos expostos neste parágrafo.