O oeste catarinense
Dentro do estado de Santa Catarina encontra-se a região Oeste. Nesta região Oeste, esta inserida o Município de Alto Bela Vista que é o objeto central desta pesquisa que se apresenta. No entanto precisamos saber quem foram os primeiros moradores, nativos da região que precederam a colonização dos migrantes que vieram para estas terras principalmente das colônias do Rio Grande do Sul. É preciso que saibamos entender este contexto da região Oeste para posteriormente compreendermos o encarceramento dos povos nativos em pequenos espaços, que ocorreu após a chegada dos migrantes.
A História de Alto Bela Vista está intimamente ligada à História da ocupação da região Oeste catarinense por ter sido um ícone muito importante para o desenvolvimento da região principalmente do município de Concórdia, com a Estrada de Ferro. É preciso que se tenha cuidado quando se fala do "desbravamento" da região Oeste catarinense feita pelos migrantes que vinham do Rio Grande do Sul para estas terras. Temos que ter a consciência de que antes da chegada destes migrantes esta região já era habitada por povos nativos de diversas tribos.
Pesquisadores estimam que a penetração das primeiras populações pré-históricas no sul do país teria ocorrido há cerca de 10.000 anos atrás, atingindo Santa Catarina através dos Rios Iguaçu e Uruguai, constituindo-se, dessa forma, o oeste catarinense no território mais antigo de ocupação no Estado. (FERREIRA, 1992, p.23).
Quando da construção da Usina Hidrelétrica de Itá, a empresa responsável pela execução da obra na época, ELETROSUL, percebeu que a região do Alto Uruguai foi dominada pelos povos nativos da nação tupi-guarani. Hoje junto das margens do rio Uruguai ainda é possível encontrarmos objetos que justificam essa presença no local, como: pedaços de utensílios usados por eles, pontas de flechas, machados de pedras, etc. Essa população nativa que habitou a região Oeste teve