Arena
APRESENTAÇÃO
Os trabalhos acadêmicos que são solicitados aos alunos de graduação e pós-graduação para a efetiva conclusão dos cursos, objetivam estudar e mostrar um fato ou fenômeno abordado em um contexto mais complexo. Nesse sentido, devem ser estruturados a partir de uma pesquisa normatizada metodologicamente, para que adquiram um caráter científico.
Por entender que a realidade pode ser investigada sob diversos aspectos e dimensões, cada pesquisa admite uma abordagem específica conforme o objeto a ser estudado, com seus objetivos e funções. Sob esse aspecto será interessante enfatizar que o conhecimento científico baseado nas propriedades da ciência vai além do empírico, sendo caracterizado como um tipo de conhecimento ametódico e assistemático obtido através das vivências e experiências feitas ao acaso. Por outro lado, o conhecimento científico busca, de modo mais rigoroso, aproximar-se da verdade, através de métodos que proporcionam controle, sistematização e revisão. Para tanto, faz-se necessário empregar um conjunto de procedimentos metodológicos, visando soluções categorizadas como específicas e próprias do mundo científico.
As normas metodológicas que orientam o discurso no sentido de tornar a produção do conhecimento inteligível, além de se constituírem um pré-requisito para uma proposta específica e detalhada da pesquisa e a forma pela qual será investigada, permite a confirmação do processo ensino-aprendizagem.
A estruturação formal do trabalho acadêmico, bem como os padrões e normas de formatação se prestam a identificar corretamente os elementos essenciais que compõem a dimensão científica do texto. O cumprimento dos padrões indicados sistematiza o processo, facilitando a elaboração, o acesso e a organização dos conteúdos, isto é, todo o conjunto de procedimentos metodológicos ajuda a observar o mundo de uma maneira mais complexa, produzindo assim, uma diversidade de