Arena
Terraplanagem
Em 30 de maio de 2011 iniciaram os trabalhos de terraplanagem no terreno de 198 mil m² de Itaquera. A terraplanagem representa uma atividade crítica da obra, sujeita a condições meteorológicas que influem diretamente na relação de umidade do material escavado.
Execução da fundação
Em 14 de Julho de 2011, a construtora deu início às obras de fundações. 330 trabalhadores e 105 equipamentos trabalham na terraplenagem e execução das fundações. Foram executadas com estacas pré-moldadas, estacas-raiz e estacas cravadas por hélice continua.
Colocação das paredes de cisalhamento
As paredes de cisalhamento vão sustentar inclusive a estrutura metálica da cobertura.
Montagem dos pré-moldados da estrutura dos prédios e da arquibancada
A montagem das arquibancadas e demais partes da estrutura do estádio, foram realizadas com concreto pré-moldado, sendo que as peças de maior porte, como vigas, vigas jacaré e pilares, foram produzidas no próprio canteiro de obras. Já as peças menores, como degraus e lajes, foram trazidas da fábrica de uma empresa terceirizada localizada na Região Metropolitana de São Paulo.
Montagem da estrutura metálica da cobertura
A cobertura do Itaquerão é a etapa de maior complexidade da obra. Para atravessar um vão de 170 m e içar as seções de peças até 50 m de altura, a equipe de engenharia da Odebrecht contou com a atuação de máquinas especiais, como um guindaste de 1,5 mil t. O cálculo dessa estrutura, que prevê a instalação de 35 mil m² de cobertura, foi realizado por uma empresa alemã, com supervisão da Odebrecht e auxílio de uma empresa especializada brasileira.
Colocação das telhas da cobertura e construção da fachada
A cobertura será formada por telhas metálicas em aço galvanizado, em algumas partes pintadas em branco. A cobertura também terá uma camada de isolamento térmico e acústico, constituída com placas em polisocianurato de 38 mm de espessura. Essa