Arena
Prof. Janaína Stella de Sousa
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
Bibliografia Básica
FILHO, Paulo Jose De Freitas. Introdução à Modelagem e Simulação de Sistemas com Aplicações em Arena. 1ª ed. Florianópolis: Visual Books, 2001.
ANDRADE, Eduardo Leopoldino. Introdução a Pesquisa Operacional métodos e modelos para analise de decisão. 3ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004.
GARCIA, Claudio. Modelagem e Simulação de Processos Industriais. 2ª ed. São Paulo: Edusp, 2006.
FREITAS FILHO, Paulo José. Introdução à modelagem e simulação de sistemas. 1ª ed. São Paulo: Visual Books, 2001.
Bibliografia Complementar
LACHTERMACHER, Gerson. Pesquisa Operacional na Tomada de Decisões. 1ª ed. Rio de Janeiro: Campus, 2006.
RUMBAUGH, James. Modelagem e Projetos Baseados em Objetos. 1ª ed. São Paulo: Campus, 1994.
THIRY-CHERQUES, Hermano. Modelagem de projetos. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 2004.
SOFTWARE
Para a resolução de problemas de Simulação de Filas será utilizado o software ARENA
SIMULAÇÃO DE MONTE CARLO
O termo simulação se refere a qualquer método que tenha como objetivo “imitar” um sistema real. A simulação normalmente é utilizada quando a análise do sistema real exige grande complexidade matemática ou dispêndio financeiro.
A simulação estuda o comportamento e reações de determinados sistemas por meio de modelos. Um bom exemplo de simulação é aquele usado na indústria aeronáutica, onde a aerodinâmica dos aviões em projeto é testada em túneis de vento com o uso de pequenas maquetes que apresentam o mesmo formato do avião, ou seja, é o "modelo" do avião real.
A simulação de processos permite que se faça uma análise de sistemas sem a necessidade de interferir no mesmo. Todas as mudanças e consequências, por mais profundas que sejam, ocorrerão apenas com o modelo computacional e não com o sistema