Globalização e terceirização
Globalização:
Com as idéias de um só mundo, a globalização vem com tremendo impacto em nosso dia-a-dia, a palavra globalização produz, como mágica, uma sensação estranha de que, estamos vivendo todo conectado. Estados, sociedades, pessoas, culturas, mercados, meios de transportes, de comunicação e de informação. E assim a globalização vem tornando seus rumos e trazendo mudanças na tecnologia, na economia, na política, na cultura e também na área logística.
Com isso a globalização significa a remoção das fronteiras e, portanto representa uma ameaça para aquele Estado Nação que vigia quase sempre suas fronteiras.
Mais que tudo a globalização expressa formas de vida, valores, opiniões, pensamentos, idéias, teorias, ideologias sobre o que chamaríamos, simplesmente de política Global da Globalização.
Mediante a isso os dados e fatos de um fenômeno de amplitude inigualável, como faces de um prisma que reflete várias realidades complexas. Também alimenta dilemas inacreditáveis.
O atual processo da globalização é o núcleo central de nosso tempo, a força de aglutinar, difunde e integra todas as demais características.
A globalização também estimula a autonomia dos antes estatais locais, as cidades, municípios, estados ou províncias – em relação ao governo central. Com novas possibilidades de comunicação, os governos locais estão atuando cada vez mais no cenário internacional, por conta própria, e isso vem dar menos poder central para um país e mais poder para o estado.
Terceirização:
É tendência mundial a terceirização de serviços nas organizações, sejam eles quais forem.
Terceiriza-se segurança, limpeza, transporte de funcionários, logística, a escrituração contábil e fiscal, o departamento de pessoal, a auditoria interna, a guarda dos documentos, etc. O objetivo é que qualquer serviço que não esteja diretamente ligado a atividade principal da empresa seja repassado a terceiros.
Existem grandes empresas que