arena
199
4.19 Um software mais versátil
Veremos a seguir um outro programa (simulacao)3 , um pouco mais versátil do que acabamos de ver. Ele simula um sistema de filas e permite que se escolha o número de estações que prestam serviço, o número máximo de clientes que podem ficar no sistema, a distribuição do intervalo entre chegadas (exponencial, normal, uniforme ou empírica), a distribuição da duração do serviço prestado (exponencial, normal, uniforme ou empírica) e a duração da simulação. Pode-se escolher também a unidade de tempo a ser usada.
Pode-se determinar também o número de replicações (até o máximo de 100), ou seja quantas vezes deseja-se executar a simulação para o mesmo conjunto de dados de entrada. O programa usa a RAND4 como o gerador de números aleatórios e usa “séries” diferentes, entre 1 e 50, para o intervalo entre chegadas e para a duração do serviço.
As sementes e as séries usadas são escolhidas, aleatoriamente, pelo programa. No caso de se executar replicações, séries e sementes diferentes são criadas em cada uma das execuções individuais da replicação.
Os resultados mostrados na saída são, no caso das replicações, as médias obtidas com as diversas execuções.
3
É um dos módulos do programa PO, que pode ser obtido de www.mpsantos.com.br
200
Introdução à Simulação
4.19.1 Alguns exemplos usando o programa “Simulação”
Como exemplo do uso do programa, vamos simular um sistema de filas que tenha solução analítica para compararmos os resultados.
Vamos simular o sistema de filas de uma agência bancária, com 3 caixas de atendimento, em que as chegadas sigam uma distribuição exponencial com intervalo médio entre chegadas igual a 2 minutos.
A distribuição do tempo de atendimento dos caixas também segue uma distribuição exponencial com atendimento médio igual a 4 minutos.
A tela de entrada do programa para execução desta simulação seria a seguinte:
Como não existe limitação para o