estruturalismo e funcionalismo
O Funcionalismo se originou após alguns psicólogos terem criado o Estruturalismo. A história aponta que alguns psicólogos foram terminantemente contra a natureza analítica do estruturalismo. Foi através do psicólogo William James, graduado professor da Universidade de Harvard, que se colocou contra esse pensamento meramente analítico dos estruturalistas, que visava tão-somente uma análise dos elementos da consciência.
Logo, o Funcionalismo despontava para uma compreensão do indivíduo tendo por base sua natureza fluídica e pessoal, ou seja, o intento do Funcionalismo era saber como a mente funcionava para que assim o organismo pudesse de adaptar melhor ao mundo material. Portanto, o Funcionalismo veio para combater a posição Estruturalista.
O que foi o Estruturalismo ?
Wilhelm Wundt (1832-1920), criou na Alemanha o primeiro laboratório de pesquisa em Psicologia, Wundt foi quem estabeleceu o objeto de estudo, a maneira de pesquisar, os tópicos a serem buscados e os objetivos da nova ciência,ele acreditava que os psicólogos deveriam estudar os processos elementares da consciência humana, suas combinações, relações e interações. Wundt foi um “químico da vida mental” que estudava os átomos, o método Wundt é em geral denominado de Estruturalismo. Edward Bradfor Titchenner ( 1867-1927) foi o instituitor da Psicologia Estrutural, que destinguiu e marcou a clara e decisiva divisão entre Psicologia estruturalista de Wilhelm Wundt e a funcionalista de Franz Brentano (1838-1917) na Europa e William James (1842-1910) na América. Titchener, apreensivo com o pragmatismo, passara a defender a prioridade do estruturalismo por meio de um projeto que considerava tarefa fundamental da Psicologia, a análise da consciência em seus elementos, na direção de estabelecer sua estrutura. Titchener recorreu ao método da introspecção experimental sistemática em laboratório, onde sujeitos experimentais eram treinados para observar e