estruturalismo e funcionalismo
1.1. O que foi o Estruturalismo?
O estruturalismo dentro da psicologia trata-se do estudo da consciência para determinar uma estrutura mental. Dessa maneira a psicologia deveria explicar situações complexas da mente de uma maneira mais simples para definir a sua natureza.
1.2. O que foi o Funcionalismo?
O Funcionalismo ao contrario do estruturalismo busca entender e explicar atitudes derivadas de sensações o funcionalismo de certa forma derivou-se do evolucionismo trazendo assim uma maneira mais natural e biológica a psicologia.
1.3. Qual a diferença entre o pensamento de Wilhelm Wundt e William James para a psicologia?
Wundt buscava entender e explicar com precisão a natureza dos pensamentos já William James utilizava teorias naturais e biologicas para explicar atitudes mentais.
A aclamada professora publicou um livro de memorias onde falava de momentos constrangedores decorrentes da doença. Ela também conta com a impossibilidade de se reconhecer em fotos ou não reconhecer até mesmo seu marido.
Devido a essa incapacidade de reconhecer rostos, a renomada professora tem atitudes semelhantes a de pessoas que tem perda auditiva e fingem ouvir, a mesma por sua vez, finge reconhecer as pessoas.
Essa doença mostra perefeitamente a diferença entre sensação e perecepção, sua sensação era normal, porém a percepção que seria a interpretação de informações é praticamente normal.
2. Importancia dos estudos de Wilhelm Wundt e William James
O grande reconhecimento histórico de Wilhelm Wundt deve-se, principalmente, à criação do Laboratório de Psicologia Experimental na Universidade de Leipzig em 1879, , a publicação de Princípios de Psicologia Fisiológica em 1873, e pela fundação da primeira revista científica de psicologia, a Philosophische Studien, em 1881. Isto criou algo como se fosse um divisor de águas para a psicologia, levando os estudos com cada vez mais profundidade. A importância de William James para a psicologia deve-se ao