Relatório de biologia celular
Apresenta-se aqui, o relatório da aula prática realizada no laboratório de Microscopia. Este relatório tem como objetivo principal, analisar e comentar os resultados obtidos a partir das reações observadas.
OBJETIVO
Observação e estudo das células sanguíneas em microscópio óptico.
MATERIAIS
- Microscópio
- Lamina com material sanguíneo
MÉTODOS
FINALIDADE
Estudo e analise de estruturas do sangue.
PROCEDIMENTO
Foi entregue a nós alunos, as laminas contendo material sanguíneo que já estavam prontas para analise em microscópio.
Colocamos o microscópio na objetiva 4 e ajustamos o foco no botão macrométrico, após achar o foco, foi passado para objetiva de 10, ajusta,do o foco e passado para objetiva de 40 ajustado o foco com cuidado para não quebrar a lamina. Vimos como são as estruturas das células sanguíneas, deu para ver o núcleo e a estrutura da célula estudada. Foi possível observar na composição sanguínea com as hemácias, os leucócitos: neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos.
Hemácias – são conhecidas como eritrócitos, são os glóbulos vermelhos do sangue. É o elemento presente em maior quantidade no sangue. A Hemoglobina é o principal componente das hemácias. De coloração avermelhada, possui a função de fazer o transporte de oxigênio pelos diferentes tecidos do corpo humano. Transporta também uma pequena quantidade de gás carbônico. Além da hemoglobina, as hemácias também são compostas por íons, glicose, água e enzimas.
Neutrófilos – são os leucócitos mais abundantes no sangue periférico de adultos. Os neutrófilos maduros são células altamente especializadas no exercício da fagocitose e destruição intracelular de bactérias. A produção e circulação de neutrófilos, sua migração para os tecidos e a fagocitose de bactérias são razoavelmente bem conhecidos e servem como modelo da dinâmica dos granulócitos.
Eosinófilos – são células que também possuem grânulos e estão relacionadas com a fagocitose dos complexos