Hipnose e ansiedade
A ansiedade é uma sensação que acontece decorrente de uma excitação do sistema nervoso. Essa excitação ocorre, por causa de uma descarga de um neurotransmissor chamado noradrenalina. A descarga ansiosa serve para que a pessoa tome providências de enfrentamento ou fuga da situação. É um estado de alerta diante um perigo eminente. Existe um momento em que a descarga ansiosa se torna excessiva, como e quando isso ocorre?
A ansiedade vem de um futuro incerto, pode ser algo pré-estabelecido como uma palestra programada, uma entrevista de emprego, ou mesmo algo que ocorra de imediato, como uma conversa com o chefe que o chama de repente. A partir desses fatos são desencadeados pensamentos que levam a uma descarga ansiosa, provocando reações neurofisiológicas e psíquicas gerando dor ou sofrimento. A principal característica psíquica é a aceleração do pensamento, ou seja, elaboração de diversas maneiras de se livrar “daquele estado”. O problema é que o movimento mental exagerado acaba causando uma confusão mental e, consequentemente, uma ineficiência de ação. As pessoas em estado ansioso perdem boa parte de sua autoestima, já que deixam de fazer muitas coisas porque se julgam incapazes de realizá-las.
Além das turbulências do cotidiano, estilo de vida atribulado das grandes metrópoles, como trânsito intenso, pressões profissionais, casamentos desfeitos, a ansiedade pode ter também um fundo genético. Pesquisas revelam que há a possibilidade de pais e avós ansiosos transmitirem a característica para seus sucessores. Nestes casos, os sintomas da ansiedade se manifestam desde cedo, sendo a pessoa uma criança agitada, às vezes hiperativa, que pode ter dificuldades para dormir e\ou que pode chorar com facilidade.
A ansiedade precoce também pode ser resultante de uma infância carente e problemática, onde as dificuldades dos pais fazem com que a criança se sinta insegura e exposta; e condicione, ao longo da vida, um sentimento de que coisas ruins