ECONOMIA
Surge porque as necessidades humanas são virtualmente ilimitadas, e os recursos econômicos, limitados, incluindo também os bens. No mundo real, a maioria dos recursos é escassa relativamente a sua demanda, ou seja, não existe em quantidade suficiente para atender a todas as necessidades,
Na verdade, o ser humano enfrenta duas realidades, as quais dominam sua vida: (a) de um lado, recursos limitados e (b) de outro, necessidades ou desejos ilimitados.
Necessidades Humanas: Ilimitadas / Infinitas.
Recursos Produtivos (Fatores de Produção) (Recursos naturais, Mão de Obra, Capital): Limitados e Finitos.
As escolhas feitas pela “sociedade”, cuja essência deve responder a três questões fundamentais: QUANTO e QUE bens e serviços devem ser produzidos? (A sociedade deve produzir mais bens de consumo ou bens de capital, e quanto?) COMO eles devem ser produzidos? (Questão de eficiência produtiva. Capital ou mão-de-obra intensiva.) Para QUEM produzir. (Como será a distribuição de renda gerada pela atividade econômica. Quais os setores beneficiados.)
1.3 RECURSOS OU FATORES (ou meios) DE PRODUÇÃO
Os recursos econômicos, que constituem a base de qualquer economia, são os meios utilizados pela sociedade para a produção de bens e serviços que irão satisfazer as necessidades humanas.
Quanto à classificação, os recursos podem ser agrupados em:
1. Recursos naturais ou terra: consistem em todos os bens econômicos utilizados na produção e que são obtidos da natureza, como os solos, os minerais, as águas, entre outros.
2. Recursos humanos ou trabalho: incluem toda atividade humana (esforço físico e/ ou mental) utilizada na produção de bens e serviços.
3. Capital: abrange todos os bens materiais produzidos pelo homem e que são utilizados na produção. O fator capital inclui o conjunto de riquezas acumuladas por uma sociedade, e é com essas riquezas que um país desenvolve suas atividades de produção.
Entre os principais grupos de riquezas