Funcionalismo estruturalismo
Curso: Psicologia
Data:28/09/2012
Estruturalismo
Titchener jurava ser um leal seguidor, um discípulo obediente porem alterou o sistema de Wundt, Mas como ser criativo, ele transgredia - com fundamentação- seu próprio mestre. Ele propôs uma nova abordagem que designou estruturalismo. Afirmou então o estruturalismo apresentava a forma de Psicologia postulada por Wundt. Entretanto, os dois sistemas são diferentes o estruturalismo só pode ser aplicado à concepção de Titchener. |
Titchener centrou a sua pesquisa nos elementos da consciência, para Titchener, o objeto da Psicologia é - à semelhança de Wundt - a experiência consciente. Ele afirmou que todas as ciências compartilham deste mesmo objeto, ocupando-se cada qual de um aspecto diferente.
Para ele o estudo e experiência dependem das pessoas que passam por elas, como a luz e o som são estudados por físicos e psicólogos. Como os físicos estudam? Eles vêem esses fenômenos com uma visão dos elementos físicos. Esses fenômenos não necessitam que as pessoas passem pela experiência. Tais fenômenos são considerados como independentes da experiência das pessoas.
Há varias opiniões e criticas em relação ao estruturalismo e a maior das criticas é em relação ao seu método, o método de introspecção praticado nos laboratórios visando os relatos subjetivos dos elementos da consciência enquanto Wundt visava às respostas objetivas a estímulos esternos Titchener define a consciência como todas as nossas experiências num certo momento de tempo. Para ele, a mente são todas as nossas experiências guardadas ao longo da vida. Mente e consciência são realidades semelhantes. Entretanto, a consciência envolve processos mentais que ocorrem no momento. Já a mente envolve o acumulo total destes processos.
Funcionalismo
Acredita-se que foram as criticas ao estruturalismo e os seus métodos que deu lugar ao funcionalismo, o funcionalismo foi o primeiro sintoma de psicologia com raízes americanas ele