FUN O PLANEJAMENTO DE RECURSOS DE FINANCEIROS
Orçamento: é a parte de um plano financeiro estratégico que compreende a previsão de receitas e despesas futuras para a administração de determinado exercício (período de tempo). Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado, pessoa jurídica ou física.
Projeção financeira: é a expectativa calculada, de forma racional, que expõe ao longo de um determinado período, a evolução de um determinado investimento, inclusive a criação de novas empresas.
Mercado de capitais: é um sistema de distribuição de valores mobiliários que proporciona liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabiliza o processo de capitalização. É constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras financeiras autorizadas.
Recursos Financeiros: Um recurso é um meio, podendo ser de todo o tipo, que permite obter algo que se pretende. O dinheiro, por exemplo, é um recurso indispensável para comprar uma casa. As finanças, por outro lado, dizem respeito aos bens, às posses e ao dinheiro que circula.
FUNÇÃO CAPTAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS
Títulos: Os contratos são mais genéricos e padronizados de forma que podem ser transferíveis a terceiros, ou seja, tais contratos podem ser negociáveis em mercados secundários, ganhando liquidez. Não há intermediação financeira, o banco apenas promove o encontro entre investidores e tomadores com a cobrança de uma taxa de corretagem. Divide-se em: Títulos de Propriedade (Ações); Títulos de Dívidas (Debentures, Commercial Papers, bônus-bonds)
Empréstimos: é o meio pelo qual uma pessoa, seja física ou jurídica, transfere o domínio da coisa emprestada ao mutuário (devedor), sob determinada condição, correndo por conta do mutuário todos os riscos dela, desde a tradição. As Instituições Financeiras emprestam dinheiro ao devedor, mediante pagamento de juros.
Financiamento: é uma operação financeira em que a parte financiadora fornece recursos para outra parte que está sendo financiada, de modo