FUN ES
O Conceito de função é considerado um dos mais importantes da matemática e seus aspectos mais simples estão presentes nas noções mais básicas desta ciência, como por exemplo, a contagem, mas a noção de função, claramente individualizada como objeto de estudo corrente é mais recente.
Entre os anos 1990 a 1992 houve uma descrição de origem e desenvolvimento deste conceito ao longo da História da matemática, sua evolução na Educação matemática e seu surgimento como um instrumento matemático indispensável para o estudo quantitativo dos fenômenos naturais, mostrando que este desenvolvimento histórico foi um processo longo e delicado.
O estudo das funções segundo os parâmetros curriculares nacionais (Brasil 2002,2006) propõe um conjunto de temas que possibilitam o desenvolvimento de competências com relevância científica e cultural e com uma sequência lógica das ideias e conteúdos matemáticos a serem desenvolvidos.
O estudo atual de funções na matemática nos dá base para interpretação gráfica e aplicações, raciocínio lógico e resolução de situação-problema.
FUNÇÕES SOBREJETORAS, INJETORAS E BIJETORAS
Função Injetora- é aquela na qual dois elementos diferentes no domínio correspondem sempre a elementos diferentes no contra-domínio.
Função Sobrejetora- é aquela na qual o contra-domínio é igual a imagem, ou seja, cada elemento do contra-domínio é correspondido por ao menos um domínio.
Função Bijetora- é aquela na qual para cada elemento no domínio corresponde a um único elemento no contra-domínio, e cada elemento no contra-domínio corresponde a um único do domínio.
Tomemos dois conjuntos X e Y, digamos que o primeiro seja um conjunto de crianças e o segundo é de mulheres adultas. Seja f a função que leva cada criança X do conjunto X na sua mãe. Y=f(x) do conjunto y.
Se houver ao menos uma criança no conjunto X que não seja filha de uma mulher do conjunto Y, então esta relação, não consiste em uma função.
Se houver ao menos uma criança no conjunto X