Fumo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
CENTRO DE CIÊNCIAS RURAIS
CURSO DE GRADUÇÃO EM AGRONOMIA
DISCIPLINA DE AGRICULTURA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA:
VISITA À PROPRIEDADE DE FUMO EM SILVEIRA MARTINS
SANTA MARIA, 2013
1 – Quais as principais queixas ou problemas enfrentados pelo fumicultor?
Aumento das exigências de segurança pelo Ministério do Trabalho para uso de EPI’s; aumento do valor dos insumos; Aumento do preço da mão-de-obra; Dificuldade de manejo por baixa mão-de-obra; Clima: principalmente o granizo.
2 – Como o agricultor recebe assistência técnica?
Devido à integração entre o agricultor e a indústria tabagista, agrônomos ou técnicos agrícolas da empresa Souza Cruz assiste ao agricultor a cada duas semanas ou em situação emergencial, sem custos adicionais.
3 – Como o fulmicultor determina o momento de colheita das folhas?
O momento da colheita é determinado pelo estádio de maturação da planta, indicado pela cor amarelada das folhas, talo esbranquiçado, ponta da folha seca e que quebra fácil no caule.
4 – Por que são retiradas as inflorescências das plantas e quando isto é feito?
As flores do capítulo devem ser retiradas, pois estas irão absorver o fotossintato para a produção de sementes, impedindo o desenvolvimento das folhas. Retirando-as garante-se que haja acúmulo de massa seca (peso) nas folhas. Após a poda deve ser aplicado produto antibrotante para evitar novos brotos.
5 – Quais são os preparativos para a cura e secagem do fumo e quanto dura a secagem de uma “fornada” de fumo?
O controle de temperatura e umidade da estufa para secagem e cura do fumo é feito por meio de painel eletrônico. A secagem na propriedade visita é a partir da queima de casca de arroz como combustível quee deve ser reposto continuamente durante a secagem das folhas. Em geral, todas as fases do processo de cura não podem ser feitas em menos de sete dias.
6 – Como é armazenado o fumo após a cura e secagem ?
O fumo deve ser armazenado em galpão com