fumo
Uma mulher de aparência sofisticada fumando; ao fundo, uma Bíblia aberta
PUBLICADO EM
MATÉRIA DE CAPA | DEUS CONDENA O FUMO?
Deus condena o fumo?
Naoko, já mencionada, disse o seguinte sobre o que a motivou a parar de fumar: “Minha vida mudou quando aprendi a verdade sobre as qualidades e o propósito de Deus.” O que ela aprendeu está na Bíblia. Embora a Bíblia não mencione o tabaco, ela explica qual é o conceito de Deus sobre o fumo. * Esse conhecimento deu a muitas pessoas a força necessária para resistir a esse hábito ou vencê-lo. (2 Timóteo 3:16, 17) Vejamos três efeitos nocivos do fumo e o que a Bíblia diz sobre eles.
O FUMO VICIA
O tabaco contém uma das mais viciadoras substâncias conhecidas — a nicotina. Ela pode ser tanto estimulante como calmante. Durante o fumo, a nicotina é enviada ao cérebro de modo rápido e contínuo. Se cada tragada equivale a uma dose de nicotina, a pessoa que fuma um maço por dia inala em média o equivalente a 200 doses diárias. É a regularidade das doses que torna a nicotina especialmente viciadora. Quando o fumante fica viciado, ele apresenta sintomas de abstinência se seu desejo intenso de nicotina não é satisfeito.
‘Sois escravos de quem obedeceis.’ — Romanos 6:16
Você pode realmente obedecer a Deus sendo escravo do fumo?
A Bíblia nos ajuda a ter o conceito correto sobre esse assunto ao dizer: “Não sabeis que, se persistirdes em vos apresentar a alguém como escravos, para lhe obedecer, sois escravos dele, porque lhe obedeceis?” (Romanos 6:16) Quando uma pessoa pensa constantemente em fumar, em pouco tempo ela se torna escrava de uma prática degradante. No entanto, Jeová Deus * quer que estejamos livres de práticas que não só prejudicam nosso corpo, mas que também corrompem nosso espírito, ou modo de pensar. (2 Coríntios 7:1) À medida que uma pessoa desenvolve amor e respeito por Jeová, ela percebe que ele merece seu melhor. Mas ela não pode dar a Deus seu melhor se continua escrava de