Fumos
METÁLICO
S
O QUE SÃO:
São partículas sólidas em suspensão no ar, dispersas pela condensação de vapores de compostos metálicos. Podem ser identificados os seguintes gases em sua composição:
Dióxido de Carbono;
Monóxido de Carbono;
Óxido de Nitrogênio;
Compostos de Flúor;
Fosgênio.
MEDIDAS DE CONTROLE A EXPOSIÇÃO AOS FUMOS:
Sistemas de exaustão: Esse sistema permite a diminuição da concentração dos fumos no ambiente de trabalho.
Proteção respiratória: Medida adotada diretamente no trabalhador com a utilização de respiradores com peça filtrante nível 2 (PFF 2), respirador com proteção contra névoas, poeiras e fumos, ou máscara com sistema de ar mandado.
AGENTES E DOENÇAS:
Chumbo: é amplamente utilizado em fundições, fabricas de baterias, cerâmicas, pigmentos inorgânicos etc. A intoxicação por ele provocada (também chamada de saturnismo), causa anemia, dor abdominal, fraqueza, problemas de nervos periféricos e problemas renais.
A prevenção a nível médico é feita por meio de dosagens de chumbo no sangue, e de metabolitos urinários e sanguíneos que aparecem quando existe a intoxicação.
O objetivo é diagnosticar um acumulo do metal e de seus efeitos biológicos antes do aparecimento dos sintomas da moléstia. Manganês: é utilizado na fabricação de aços especiais e de outras ligas metálicas. A intoxicação, também chamada de manganismo, causa graves problemas cerebrais, com aparecimento de falta de equilíbrio e sustentação, que pode culminar com a impossibilidade total de o indivíduo caminhar.
A prevenção é feita por exames neurológicos específicos e por meio de dosagem de manganês na urina.
Cádmio A
soldagem de ligas que contêm cádmio expõe o trabalhador ao risco de concentrações elevadas de fumos deste metal. A inalação de fumos de cádmio afeta primeiramente o trato respiratório; os rins podem, também, ser afetados. Curtas exposições a altas concentrações podem resultar em