Produção mais limpa
Fabiana Amaral Rodrigues Mendes
RESUMO
Este artigo vem apresentar que é possível conciliar o desenvolvimento econômico, conforme os moldes do capitalismo, com a preservação ambiental, por meio da aplicação de tecnologias limpas, embasadas no conceito de prevenção a poluição, nos processos produtivos da empresas, tornando-os ecoeficientes, com a geração de benefícios para a empresa e o meio ambiente.
PALAVRAS-CHAVES: Produção mais Limpa, Desenvolvimento Sustentável, Ecoeficiência.
INTRODUÇÃO
Mediante o cenário econômico atual, onde as pessoas aspiram cada vez mais pelo
“TER”, desfazendo de seus produtos de uma maneira muito rápida em função das opções ofertadas e pelo modismo da época em vigor, ocasiona consequentemente um aumento crescente no modelo chamado: capitalismo. Que tem como lema: produzir, e cada vez mais despertar e impulsionar os anseios e desejos dos consumidores ligados à cadeia.
O desenvolvimento do capitalismo deve ocorrer e as necessidades e desejos devem ser supridas, perfazendo desta maneira um vínculo entre a produção e consumidores. Porém a estrutura linear, produção – consumidor (sociedade) deveria ser substituída por um modelo triangular, pois o aspecto meio ambiente deveria estar conectado as duas referências.
Desta maneira entenda-se que o desenvolvimento do capitalismo deveria ser compatível com as estratégias ecológicas de preservação do meio ambiente, afinal este é a fonte para os recursos naturais que irão abastecer os processos produtivos, para a confecção do produto final e em grande parte das situações será este mesmo meio ambiente, que irá receber os resíduos gerados destes processos.
Toda esta situação indica a necessidade imperiosa em discutir a fundo os modelos de desenvolvimento e de gestão vigentes e as conseqüências acarretadas a própria empresa, meio ambiente e sociedade, sendo estas uma condição para conceber outras formas ecologicamente equilibradas com o