PEDAGOGIA
●Ausubel nasceu nos EUA, na cidade de Nova York, em 1918. Filho de uma família judia e pobre de imigrantes da Europa Central, cresceu insatisfeito com a educação que recebera. Formou-se em medicina com especialização em Psiquiatria, mas dedicou sua vida à Psicologia educacional, no intuito de buscar as melhorias necessárias ao verdadeiro aprendizado. ● Foi professor emérito da Universidade de
Colúmbia, em Nova York, e atuou na área de pesquisa educacional na Universidades de Illinois (1950-1966) e na Universidade de Nova York (1966-1975).
Dentre as várias obras produzidas por Ausubel,
merece destaque o livro escrito juntamente com
Joseph Novak e Hellen Hanesian - Educational
Psicology-, publicado em 1968, com tradução para a língua portuguesa - Psicologia
Educacional- datada de 1980. Além de apresentar aspectos esclarecedores sobre a aprendizagem significativa, é a obra mais acessível para nós, brasileiros.
Após sua aposentadoria voltou à Psiquiatria.
A escola
Ausubel compara a escola a um cárcere,
relatando um dos episódios que o marcaram profundamente no período escolar: "Escandalizou-se com um palavrão que eu, patife de seis anos, empreguei certo dia. Com sabão de lixívia lavou-me a boca. Submeti-me. Fiquei de pé num canto o dia inteiro, para servir de escarmento a uma classe de cinqüenta meninos assustados (…)". (AUSUBEL, 1978, p. 31 apud MORAES,
2007, p. 26) .
Aprendizagem escolar
É influenciada principalmente pela estrutura
cognitiva existente do sujeito.
Caracteriza-se como a assimilação a rede de determinados corpos de conhecimento conceituais, selecionados socialmente como relevantes e organizados nas matérias escolares. (SALVADOR et al, 2000).
Eixos e dimensões da aprendizagem Ausubel
propõe distinguir dois eixos ou dimensões da aprendizagem escolar:
Aprendizagem receptiva descoberta Aprendizagem mecânica significativa aprendizagem
por
aprendizagem