Relatório - recristalização e ponto de fusão
SUMÁRIO
1 – TÍTULO................................................................................................................................2
2 – OBJETIVO 2
3 – RESUMO 2
4 – INTRODUÇÃO 2
5 - MATERIAIS E MÉTODOS 2
5.1 – MATERIAIS 2
5.2 – REAGENTES 2
5.3-PROCEDIMENTO 3
5.3.1PREPARAÇÃO DA AMOSTRA 3
5.3.3- REALIZAÇÃO 3
6 - RESULTADOS E DISCUSSÃO 4
7– CONCLUSÃO 5
8 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 5
1 – RECRISTALIZAÇÃO E PONTO DE FUSÃO
2 – OBJETIVO
Efetuar a recristalização do naftaleno para sua purificação. Com a amostra obtida na recristalização, determinou-se o ponto de fusão do naftaleno foi avaliado seu grau de pureza utilizando seu ponto de fusão.
3 – RESUMO
Para a recristalização, foi utilizado o naftaleno em sua forma sólida, triturando-o e filtrando-o com álcool. Depois de resfriada, a solução é recristalizada com a diminuição de temperatura. Em seguida passamos para o segundo experimento, onde com o sólido obtido, determinaremos o ponto de fusão, aquecendo o naftaleno recristalizado para que possamos definir sua pureza ou impureza
4 – INTRODUÇÃO
Na primeira etapa do experimento, trabalhamos com a recristalização do naftaleno, esta que é utilizada para purificar sólidos ou para separar compostos que são solúveis a quente, em um dado solvente, que no caso foi o álcool.
Na segunda etapa, com o naftaleno obtido na primeira, utilizou-se o método da determinação do ponto de fusão, onde as substâncias puras fundem-se em temperatura constante. O PF é a temperatura requerida para a transição da estrutura cristalina (sólido) para condição do fluído (líquido). As substâncias que contém impurezas têm variação de temperatura maior que 2ºC, ao contrário destas, as substâncias puras tem sua variação de temperatura menor que 2ºC.
5 - MATERIAIS E MÉTODOS
5.1 – MATERIAIS
- Almofariz; - Massetador; -