Fisiologia salivar
A saliva tem como função lubrificar e diluir o alimento (facilitando a mastigação, a gustação e a deglutição), além de proteger contra bactérias e umedecer a boca. A saliva é composta por ar (por isso o aspecto espumoso), água (99,5%), ptialina, nitrogênio, enxofre, potássio, sódio, cloro, cálcio, magnésio, ácido úrico e ácido cítrico. Possui também proteínas enzimáticas, estruturais e imunológicas. A saliva humana contém uma substância chamada de imunoglobulina secretória A (IgA), que tem a função de proteger o organismo contra vírus que invadem o trato respiratório e digestivo. A saliva também possui um efeito microbiano, que controla o crescimento de bactérias, por isso, quando não há saliva, há maiores chances de aparecerem cáries dentárias. Alterações na quantidade de saliva também podem causar halitose. Uma pessoa adulta produz cerca de 1 a 2 litros de saliva por dia e ao ingerir algum alimento, a quantidade de saliva secretada aumenta. Ficamos com “água na boca” porque o nosso sistema nervoso estimula a produção de saliva pelas glândulas salivares quando sentimos o cheiro ou o sabor de algum alimento.
2. MATERIAL E MÉTODOS
SISTEMA DIGESTORIO: SECREÇÃO SALIVAR 3.1 EXPERIMENTO 1- EFEITO DA VELOCIDADE DA MASTIGAÇÃO SOBE O VOLUME DE SALIVA
Inicialmente um voluntario devera mascar uma goma de 3 gramas durante 1 minuto nas seguintes velocidades. * 1 Fechamento da mandíbula a cada 10 segundos(6 por minuto) * 1 Fechamento da mandíbula a cada 5 segundos(12 por minuto) * 1 Fechamento da mandíbula a cada 2 segundos(30 por minuto) * 1 Fechamento da mandíbula por segundo(60 por minuto)
O volume de saliva produzida devera ser medido na proveta em cada etapa.
3.2 EXPERIMENTO 2- SECREÇAO SALIVAR EM FUNÇÃO DO BOLO MASTIGADO
Inicialmente um voluntario vai mascar gomas de diferente pesos por 1 minuto em ritmo constante( ingerindo cada goma com o seu peso subsequentemente).
PESOS:
* (0,75 gramas)