digestao
Sistema Digestório
Introdução
O sistema digestório se resume em um longo tubo muscular que tem início nos lábios e termina no ânus.
Ainda inclui a boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado e intestino grosso. E algumas glândulas que se localizam fora deste tubo, mas que secretam substâncias dentro dele, tais como, glândulas salivares, fígado e pâncreas.
Estruturas do sistema digestório
Lábios: Os lábios são compostos por tecido epitelial pavimentoso estratificado e representam uma transição entre a pele e a membrana mucosa.
Bochecha: É importante, pois, contém vários músculos acessórios da mastigação que empurram o alimento em direção aos dentes.
Dentes: A dentição de um adulto é composta por 32 dentes, sendo 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares.
Os dentes são responsáveis pela primeira fase da digestão que é a trituração do alimento em partículas menores num processo chamado mastigação.
A maior parte dos dentes é formada por dentina, uma substância semelhante ao osso, porém mais dura, que é recoberta por esmalte, a substância mais dura do corpo.
Língua: É uma estrutura muscular localizada no assoalho da boca que funciona misturando a saliva ao alimento e conduzindo o bolo alimentar em direção aos dentes, na mastigação, e posteriormente, à faringe, na deglutição.
Página 1 de 10
Apostila de Anatomia e Fisiologia humana – Sistema Digestório-Prof. Raphael Garcia
Uma prega da membrana mucosa prende a língua ao assoalho da boca, o frênulo. Quando este é curto limita os movimentos da língua (língua presa).
O céu da boca é formado pelos ossos palatino e maxila (palato duro), e músculos (palato mole) que terminam numa projeção chamada úvula.
Úvula
Faringe: É a porção do trato digestório que serve como via também para o sistema respiratório. Ela permite ao indivíduo respirar pela boca mesmo se as narinas