Digestão
Digestão
DIGESTÃO HUMANA
A nossa digestão começa pela boca, onde se encontram as glândulas salivares que produzem a enzima ptialina, esta, vai atuar sobre grandes moléculas de polissacarídeos como amido e glicogênio que serão quebradas em fragmentos menores. Após a deglutição o alimento vai passar por um canal vertical chamado esôfago e por meio do peristaltismo, em pouco tempo chega ao estômago.
O papel do estômago é digerir proteínas, esse processo é possível graças ao suco gástrico que nele é produzido. Lá, se encontra uma enzima inativa chamada pepsinogênio, que quando entra em contato com ácido clorídrico resulta na enzima ativa pepsina.
Logo após a digestão no estômago, o quimo vai para o duodeno e passa por um processo de neutralização da acidez através do suco pancreático e também é onde a bile entra em ação.
Nas próximas partes que compõem o intestino delgado, denominadas de jejuno e íleo, o bolo alimentar, agora chamado de quilo vai ter seus nutrientes absorvidos graças ao tecido epitelial e às microvilosidades.
No Intestino grosso, divido em: Ceco, Cólon ascendente, Cólon transversal, Cólon descendente, Cólon sigmoide e reto, o bolo vai passar por processos de desidratação, endurecimento e excreção. Vale lembrar que esses processos não contam como digestão.
DIGESTÃO EM OUTROS ANIMAIS
A fisiologia de outros animais pode ser bem distinta da nossa. Tomo como exemplo os ruminantes, que tem relações mutualistas com bactérias que possuem a enzima celulase, capacitada de digerir celulose encontrada no pasto que esses animais se alimentam.
Temos ainda animais com Cloaca, um único sistema que desenvolve o papel de reprodução, digestão e excreção, esse tipo de sistema está presente em aves e até em