Digestão
Andressa Ortiz, Andressa
Costa, Etienne, Flávia, Greice e Stéphanie
Digestão é o conjunto de processos implicados na conversão de alimentos em substâncias adequadas à absorção e à assimilação, ou seja, quebra dos componentes dos alimentos em moléculas menores que podem ser absorvidas e que serão utilizadas pelo organismo, por meio de dois tipos de processos: mecânico e químico.
Digestão Extracelular
Digestão Intracelular ocorre no interior de uma célula. A partícula é englobada, por pinocitose ou fagocitose, sendo então digerida no interior de vacúolos através das enzimas lisossômicas. Esse tipo de digestão é encontrado em protozoários e poríferos.
ocorre fora das células, em cavidades do organismo.
Nos cnidários a digestão inicia-se numa cavidade gastrovascular e depois se completa de forma intracelular. Nos platelmintos, a digestão é extracelular no interior do tubo digestório e posteriormente completa-se de maneira intracelular no interior de células que revestem o intestino. A partir dos nematelmintos a digestão é exclusivamente extracelular.
Seres destituídos de sistema digestório completo Platelmintos. São destituídos de ânus. Uma exceção dentro do grupo são os cestoides que não tem sistema digestório pois absorvem os alimentos.
Seres dotados de sistema digestório completo
Nematelmintos, moluscos, anelídeos, artrópodes, equinodermos e cordados. Digestão
Humana
Digestão Mecânica
A digestão mecânica é realizada com a mastigação, a deglutição e com os movimentos que acontecem no tubo digestivo, chamados de movimentos peristálticos. Digestão Química
Os alimentos são decompostos em partículas menores graças a ação das enzimas present es nos sucos digestivos, sofrendo alterações em sua composição química.
Tubo digestório humano A digestão começa pela boca quando mastigamos e trituramos os alimentos.
A saliva constitui-se de água, muco, diversos sais e enzimas digestórias (a ptialina, por exemplo, atua na digestão do amido). O muco permite a