Lista 1 quim
Dalton: A matéria é formada por unidades fundamentais indivisíveis, Indestrutíveis, maciças, homogêneas, de carga neutra e esféricas chamadas de átomos.
Thomson: O modelo atômico de Thomson consiste em uma esfera carregada positivamente na qual os elétrons (de carga negativa) ficam incrustados.
Rutherford: Um átomo é composto por um pequeno núcleo carregado positivamente e rodeado por uma grande eletrosfera, que é uma região envolta do núcleo que contém elétrons. No núcleo está concentrada a carga positiva e a maior parte da massa do átomo.
Bohr: Os elétrons na eletrosfera estão distribuídos em camadas. Existem 7 camadas eletrônicas, representadas pelas letras maiúsculas: K, L, M, N, O, P e Q. À medida que as camadas se afastam do núcleo, aumenta a energia dos elétrons nelas localizados.
2. Descreva o modelo atômico do átomo de Bohr. Como ele difere do modelo planetário baseado na física clássica? No modelo atômico de Bohr, o átomo é constituído de um núcleo ao redor do qual os elétrons orbitam em camadas. A grande diferença entre o modelo atômico de Bohr e o de Rutherford (modelo planetário) é que o modelo proposto por Bohr leva em consideração o quantum de ação (descoberto por Plank) concluindo que os elétrons se distribuem em camadas de energia determinadas dentro da eletrosfera.
3. Como a existência de um espectro de linha favorece o modelo atômico de Bohr?
Bohr explicou o fato de um átomo emitir luz porque, segundo ele os elétrons, em seus átomos, absorvem energia elétrica e depois a liberam na forma de luz. Bohr afirmou então que se um átomo absorve energia de uma descarga elétrica, alguns de seus elétrons ganham energia e passam para um nível de energia maior, concluiu então que nesse caso o átomo está em estado excitado. Portanto quando o átomo é excitado, ou seja recebe energia de fonte externa, o elétron da última camada pula de seu orbital para outro de nível energético