FRONTEIRA
Na última quarta-feira, 31 de julho de 2013, foi ministrada a palestra que deu continuidade às comemorações dos 190 anos de Sant’ Ana do Livramento, nas dependências do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL), pólo Sant’ Ana do Livramento. Proferida pelos seguintes palestrantes: o prefeito da cidade Glauber Lima, o Prof. Dr. Fábio Régio Bento, o Prof. Dr. Avelar Fortunato e o reitor do Ifsul Prof. Dr. Marcelo Bender Machado.
Um dos objetivos da palestra era de despertar nos participantes a importância de se compreender e valorizar nossa cidade, criando perspectivas reais para um futuro bem próximo.
A palestra começou com as colocações do Prefeito Glauber Lima falando sobre, as potencialidades e desafios para o desenvolvimento local. Foram citados casos que demonstram o quanto, o município tem capacidade de crescer através de suas agroindústrias como, por exemplo, que nosso município é o terceiro maior produtor de mel no Brasil. E que em breve receberá um investimento já previamente aprovado, no valor de aproximadamente $15.000,00 para a produção de material de divulgação dos vinhos de Livramento. Essas informações citadas e tantas outras, são muitas vezes desconhecidas pelos santanenses, que acabam ainda nos dias de hoje procurando em outras cidades a tal "oportunidade", mas hoje já podemos constatar que esta oportunidade se encontra aqui, é através de um voto de confiança da população, que veremos Livramento crescer.
Dando continuidade a palestra, o Prof. Dr. Fábio Régio Bento abordou o tema cidades fronteiras, que é o caso de nossa cidade Sant' Ana do Livramento (RS) ,fazendo fronteira com a pátria amiga Rivera (UY). Através de suas breves palavras trouxe a visão de que, a fronteira não é um marco que divide duas cidades, mas sim um espaço de encontro, onde a afirmação da diversidade é um fato real e maravilhoso. Que suas diferenças devem ser vistas como um ponto positivo, gerando assim cidadãos